A Ouvidoria da  Faculdade Dom Bosco,  foi criada para ser um canal de comunicação em que alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral possa manifestar, democraticamente, sua opinião sobre as atividades e serviços prestados pela instituição.

Trata-se de um órgão de natureza mediadora, que visa à interlocução e à promoção da construção de um espaço para reclamações e denúncias, bem como para emissão de opiniões e sugestões, garantindo o princípio de ética e da transparência nas relações.

Neste sentido, compreendendo a sua importância enquanto um instrumento de controle democrático e de valorização da cidadania. Ela é um canal de interlocução que objetiva garantir os direitos do cidadão, em que toda manifestação será considerada importante, tendo, como principal papel institucional, o zelo pelo direito à manifestação e à informação do cidadão.

Canais de Atendimento


O papel da Ouvidoria é receber e investigar, de forma independente e crítica, as informações, reclamações, elogios e sugestões encaminhadas por membros das comunidades interna e externa, por meio de demanda espontânea;

  • Analisar as informações, reclamações, elogios e sugestões recebidas, encaminhando o resultado de sua análise aos setores administrativos competentes;
  • Formular sugestões concretas para a solução dos problemas apresentados ou para o aprimoramento dos serviços prestados, encaminhando tais sugestões para análise e manifestação dos setores envolvidos;
  • Acompanhar as providências adotadas pelos setores competentes, garantindo o direito de resolutividade e mantendo o requerente informado do processo;
  • Sugerir medidas de aprimoramento das atividades administrativas em proveito da comunidade e da própria faculdade;
  • Conduzir todo o procedimento de forma sigilosa, inclusive no que se refere à identidade daquele que utilizar os serviços da Ouvidoria;
  • Registrar todo o trâmite do procedimento adotado;
  • Os integrantes da Administração da Faculdade terão prazo, num lapso de tempo previamente determinado, variável de acordo com a natureza do assunto para responder às questões ou às interpelações apresentadas ou encaminhadas pela Ouvidoria. Apresentar relatórios sobre os serviços prestados pela Ouvidoria.